LIGUE JA! OU NOS MANDE UM RECADO NO WHATSAPP.

LIGUE JA! OU NOS MANDE UM RECADO NO WHATSAPP.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011


Nos 10 primeiros meses deste ano, o Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19) recebeu 2.728 denúncias de violação em todo o Estado. Os crimes contra crianças e adolescentes ocupam o primeiro lugar na lista dos mais relatados, com 1.774 ligações no período. Deste total, 73% dizem respeito à violência física dentro da própria família (653) e à negligência e abandono (641).
De acordo com o coordenador do serviço, Jorge Noronha, as campanhas de conscientização promovidas pelo Governo de Minas motivam as pessoas a denunciarem. “Sempre que promovemos uma ação, como as blitze da Campanha Proteja Nossas Crianças, observamos um movimento maior de ligações”, destacou.

A violência contra o idoso é a segunda mais denunciada, com 775 crimes, dos quais, quase 60% estão relacionados a maus-tratos familiares (446). O relatório mostra que a população também usou o serviço para combater os crimes contra pessoas com deficiência. Houve 118 ligações, a maioria para denunciar agressão e maus-tratos (61).

Os mineiros também recorreram ao Disque Direitos Humanos para relatar a violência contra a mulher, as violações que ocorrem nas relações de trabalho, na área de saúde, no meio ambiente, entre outras.
Disque
O Disque Direitos Humanos foi criado em 2000 e recebe ligações de todo o Estado. Todos os relatos são encaminhados para os conselhos e delegacias especializadas. Dependendo da gravidade e urgência, até mesmo a Polícia Militar pode ser acionada.
Além de receber denúncias, o serviço orienta o cidadão que busca informações sobre seus direitos. As ligações são gratuitas e sigilosas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Agência Minas

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Follow me on Twitter!